O caminho para o sucesso? Microsoft Azure Synapse Analytics e Power BI

O caminho para o sucesso? Microsoft Azure Synapse Analytics e Power BI

A empresa de consultoria de negócios Cloud Services ajudou a Air Astana, do Cazaquistão, a reduzir o tempo de relatórios financeiros e aumentar a produtividade.

The route to success? Microsoft Azure Synapse Analytics and Power BI
AIR ASTANA

A Air Astana oferece serviços em 64 rotas na Europa e na Ásia. Como a principal companhia aérea do Cazaquistão, a empresa deve manter finanças e contas impecáveis. No entanto, o fechamento do mês estava consumindo muitos recursos da empresa e criava gargalos para esses departamentos. A equipe costumava ter centenas de relatórios na fila e, com a capacidade de processamento do sistema de planejamento de recursos empresariais (ERP) limitada a apenas dez relatórios por vez, a Air Astana precisava de mudanças.

A companhia aérea começou a trabalhar com a empresa de consultoria de negócios Cloud Services para implantar o Microsoft Azure Synapse Analytics e Power BI para obter informações financeiras oportunas. Agora, os relatórios são gerados em segundos, aumentando a produtividade e eficiência da equipe.

“Quando vi uma apresentação sobre o Azure Synapse Analytics em uma conferência, perguntei ao nosso parceiro, Cloud Services, para ver se poderíamos usá-lo para otimizar nossos relatórios”, disse Roman Bogdashkin, diretor de aplicativos corporativos e e-business da Air Astana . “Eles disseram que sim e nos ajudaram a lançar um teste. Tínhamos um requisito, gerar relatórios em menos de um minuto. Com o Azure Synapse Analytics, esse objetivo foi alcançado. Agora, a geração de relatórios leva apenas 30-40 segundos e às vezes eles aparecem imediatamente. ”

Uma vez que o sistema ERP da Air Astana não é mais sobrecarregado pela produção de relatórios demorados, seu desempenho aumentou e, por sua vez, acelerou as operações de fechamento do mês. A equipe não perde mais tempo esperando horas por relatórios, então pode se concentrar em outras tarefas produtivas. Além disso, a empresa agora pode começar a criar análises e previsões com base nos dados provenientes do Azure Synapse.

“Queríamos visualizar nossos dados em painéis com filtros específicos”, disse Bogdashkin. “Implantamos o Power BI e o Azure Synapse Analytics e os configuramos facilmente de acordo com nossos requisitos. A gestão geral também é bastante direta. ”

Os departamentos de finanças e contabilidade logo perceberam o valor desses novos painéis e, depois de apenas dois meses, a Air Astana parou de processar relatórios pesados ​​no sistema ERP e mudou para o Azure Synapse Analytics e Power BI para relatórios.

“Agora que liberamos nossos recursos e temos essa enorme ferramenta de processamento paralelo, podemos finalmente fazer mais”, disse Bogdashkin.

Este artigo foi publicado originalmente na edição de outono de 2021 da Technology Record.

Compartilhe esta postagem:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Precisa de ajuda?