Big Data é a área do conhecimento que estuda como tratar, analisar e obter informações a partir de conjuntos de grandes volumes de dados a partir de diversas origens, onde em sistemas tradicionais não conseguiriam ser analisados.
As informações podem ser de qualquer segmento, estruturado ou não, privado, público ou adquirido. Como por exemplo:
- Tribunais
- Veículos de imprensa
- Sites de referência
- Redes sociais
Pelo fato do Big Data suportar um volume de elementos de qualquer natureza, garante-se a ele uma alta velocidade de entrega em obtenção de resultados.
A grande função do Big Data está atrelada a área de estratégias de Marketing, pois por meio dele é possível organizar dados no intuito de reduzir custos, aumentar a produtividade, e tomar decisões mais inteligentes, além de acelerar o processo de criação de produtos e serviços. Outra vantagem em investir nesta área de conhecimento, é a harmonização na relação com o cliente. Pois, com a interpretação de certas informações, a empresa passa a compreender quais os desejos, insatisfações e carências de seus consumidores. Assim, é possível criar ofertas específicas a partir dos padrões de consumo, localização e escolhas.
A essência do conceito está em gerar valor para negócios. Com a transformação digital o Big Data se tornou uma das ciências mais importantes para o mundo corporativo. É uma grande área de conhecimento, onde a sua atuação permite estar a frente no ramo da tecnologia.